Gabriella Anderson

segunda-feira, maio 21, 2007

Violência

A violência nunca esteve tão presente no nosso cotidiano. Estou impressionada com as estatísticas.
Até o mês de Maio, inúmeras balas perdidas atingiram pessoas inocentes.

Quem não lembra da estudante Gabriela Prado Maia Ribeiro?? A menina de 14 anos, teve a vida interrompida, durante um assalto no metrô da Tijuca. Era a primeira vez que a jovem saia sozinha de casa numa espécie de liberdade condicional imposta pela insegurança pública. Um de seus algozes, já havia sido preso e condenado, mas voltou para a rua beneficiado por uma brecha na lei.

Quem não lembra de Liana Friedenbach e Felipe Caffé??
Roberto Aparecido Alves Cardoso, o Champinha (Embu-Guaçu, SP, 9 de dezembro de 1986), é o jovem que, em 2003, aos 16 anos de idade, assassinou a tiros e facadas o casal de estudantes Liana Friedenbach e Felipe Caffe, depois de estuprar e permitir que outros estuprassem Liana.

Quem não lembra do assassinato de João Hélio Fernandes??
João Hélio ficou conhecido em todo o Brasil no dia 8 de fevereiro, depois da sua morte chocante na noite do dia anterior, quando o carro em que ele estava com a mãe, a amiga e a garota sofreram o assalto. Os bandidos arrancaram com o veículo em alta velocidade, com o menino pendurado. Motoristas e um motoqueiro que passavam no momento sinalizaram com os faróis. Os ladrões ironizaram dizendo que "o que estava sendo arrastado não era uma criança mas um mero boneco de Judas", e continuaram a fuga arrastando o corpo do menino pelo asfalto. João Hélio tinha apenas 6 anos.

A impunidade que matou Gabriela Prado, Liana Friedenbach, Felipe Caffé e João Hélio Fernandes , mata pelo menos 105 inocentes por dia no Brasil.

Essas pessoas que morreram cruelmente ( Gabrielas, Lianas, Felipes, Joões e etc) passam a não existir? E assim, a população de bem está sendo exterminada. É imprescindível mudança no código penal brasileiro. A fim de que penas possam ser aplicadas.

Você Sabia??

* a cada 13 minutos um brasileiro é assassinado;
* a cada 7 horas uma pessoa é vítima de acidente com arma de fogo no Brasil;
* um cidadão armado tem 57% mais chance de ser assassinado do que os que andam desarmados;
* as armas de fogo provocam um custo ao SUS de mais de 200 milhões de reais;
* no Brasil, por ano, morrem cerca de 25 mil pessoas vítimas do trânsito e 45 mil morrem de armas de fogo;
* em São Paulo, quase 60% dos homicídios são cometidos por pessoas sem histórico criminal e por motivos fúteis.
* Violência em Brasília = A cada 4 minutos ocorre um delito no Distrito Federal. São 15 crimes por hora. (Correio Braziliense, 17.01.2007, pág. 25);

Fonte: UNESCO

"Hoje não temos mais a opção entre violência e não-violência.
É somente a escolha entre não-violência ou não-existência"
Martin Luther King

1 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial